Como aparecer no Google Passo a Passo. Bônus: Aparecer sem Site

Diego Lima

Diego Lima

Empreendedor Digital e Fundador da Agência Expert Digital.

Uma das dúvidas muito frequente dos nossos clientes este ano foi, “Como aparecer no Google?” A maioria das Empresas criam seus sites e depois se vem com esse desafio, um site que não aparece nas buscas orgânicas do Google, sendo assim acaba sendo um site que não traz resultados. Por isso neste post vamos explicar passo a passo o que fazer para o seu site aparecer no Google e um Bônus explicando como aparecer no Google sem Site.

Como aparecer no Google Passo a Passo

O Primeiro passo é entender como o Google identifica e lê páginas para serem exibidas nos mecanismos de busca, ele rastreia páginas através de Links. 

O Google verifica URL’s que são os Links de cada uma das páginas do seu site e então ele lê e verifica o conteúdo de cada uma das suas páginas, cada um dos Buscadores como Google, Yahoo e Bing realizam o mesmo procedimento de forma semelhante.

Por isso o primeiro passo é Criar um Site profissional para a sua empresa. Um site focado em rankeamento no Google geralmente é criado no formato Multi Page, ou seja, quando se utiliza uma página específica para cada serviço no site, uma para falar sobre a sua empresa, que serão páginas distintas da inicial.

Nesse formato o Google pode classificar nas buscas cada uma das páginas criadas, e não apenas a página inicial, assim você disponibiliza muito mais links para serem indexados pelo Google.

Itens essenciais para aparecer no Google

Vamos fazer um checklist agora de itens essenciais para aparecer no Google:
 
 

Antes de tudo, Otimizações básicas de SEO

Ao contratar um profissional ou agência de Marketing Digital para criação do site da sua empresa, certifique-se de que esteja incluso otimizações de SEO na estrutura do seu site.

Um site planejado com SEO (Search Engine optimization) é um site desenhado para obter mais acessos no Google de maneira orgânica, para que o seu site não fique estacionado ou dependa somente de anúncios.
 
Para isso é necessário que o desenvolvimento do site seja todo feito pensando em otimizações de SEO e para ter boa performance em dispositivos móveis, um site pensado para Mobile, assim seu site obterá muito mais retorno em vendas com o tempo.
 

1. Defina quais serão os Links do seu site

Um site focado para aparecer no Google possui um Link para cada um dos seus Serviços/Produtos, nesse formato cada uma das páginas de cada serviço atrairá visitas orgânicas para o seu site.

Você pode optar por construir o seu site em formato Landing Page, nesse formato todo o conteúdo do seu site se encontra na página principal, e os botões de menu levam para categorias diferentes da mesma página.

O problema deste formato é que você acaba trabalhando muitos conteúdos diferentes na mesma página e também não consegue ter vários links rankeando no Google ao mesmo tempo.

Criar uma página pra cada um dos seus serviços e produtos, uma página diferente para falar sobre a sua empresa e a página principal fará com que o seu site tenha muito mais visibilidade no Google.

Nessa página adicione a maior quantidade de informações relevantes sobre o seu serviço, quanto mais palavras-chaves utilizar, ponderando a quantidade (nunca exagere) mais chances terá de aparecer nas buscas orgânicas.

 

Exemplo de Página Específica para Serviço

Exemplo de Página Específica para Serviço

 

2. Realizar a inscrição na ferramenta Google Search Console

Agora vamos solicitar ao Google que realiza a indexação do seu site. Ao realizar a inscrição na ferramenta do Google Search Console você terá acesso a inúmeras métricas de desempenho do seu site.
 
Para realizar a instalação basta adicionar o Domínio do seu site em: https://search.google.com/search-console. Será solicitado a instalação de uma tag TXT no domínio do seu site, você pode pedir para o desenvolvedor do site que inclua em seu domínio.
 
 
Agora vamos explorar o painel do Google Search Console. Na aba “Desempenho” você terá acesso à:
 
  • Total de cliques no seu site, aqui são contados apenas cliques orgânicos do Google, ou seja não inclui os cliques vindo de outras ações como Google Ads ou Facebook/Instagram Ads;
  • Total de Impressões no Google, impressões são a quantidade de vezes que o seu site apareceu nas buscas do Google, mesmo quando não foi clicado;
  • CTR Média – A quantidade de cliques dividido pelo número de impressões do site, um CTR interessante está entre 1% a 2%;
  • Posição Média – Aqui mostra em qual posição o seu site se encontra no Google, uma média para todas as páginas do seu site, no exemplo acima, 48,5 significa que em média, todas as páginas do site se encontram até a quinta página, na posição 8 e 9 das pesquisas.
 

3. Ter um sitemap.XML

Um sitemap é um arquivo que tem como função principal explicar aos buscadores, como o Google, a estrutura do seu site, atualizações e quais páginas devem ser indexadas. Geralmente é criado utilizando o formato XML.
 
Os buscadores realizam varreduras diariamente na internet buscando novos conteúdos para indexar, e é através do sitemap do seu site que eles saberão quais páginas do seu site precisam ser indexadas e aparecer nas buscas.
 
Se o seu site foi feito em WordPress, você pode utilizar o plugin Yoast SEO para criar um sitemap de maneira simples. Com a instalação e ativação do plugin, seu sitemap aparecerá em > Recursos > Sitemaps XML, seu sitemap pode ser visualizado nesse link:
 
 
 

Caso seu site não seja WordPress você pode utilizar a ferramenta Gerador de Sitemaps para criar o seu. Insira a URL do seu site e clique em “Começar” e o sitemap do seu site será gerado automaticamente.

4. Facilite o trabalho do Google em encontrar suas páginas

O maior erro das empresas é não criar URLs específicas para conteúdos importantes do site, se você quer aparecer no Google para Serviços de Motoboy por exemplo, crie uma página se serviço com conteúdo específico para este serviço.

Crie perfis nas Redes Sociais mais importantes como Facebook, Instagram e Twitter. O fato das redes estarem sendo movimentadas e sua empresa criando conteúdo fará com que o site aumente seu rankeamento nas pesquisas do Google por consequência.

Isso se chama autoridade social, o Google da mais autoridade no Google para sites de empresas que tem muito conteúdo em outras redes sociais.

Outro efeito interessante que irá acontecer é quando as pessoas buscarem sua empresa no Google, eles encontraram várias referências da sua empresa em outros sites, passando maior confiança ao comprar produtos no seu site ou solicitar orçamentos de serviços.

5. Criação de conteúdo relevante

De todos os fatores mencionados até então, esse é o fator mais importante, a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. O seu site somente aparecerá nas buscas do Google se apresentar um conteúdo realmente relevante para determinada busca.
 
Já vamos falar sobre como criar um blog que traga resultados, mas a dica anterior vale para as páginas institucionais do site, incluindo as páginas de serviços. Para rankear a página de serviço bem no Google, você deve criar uma verdadeira landing page com bastante informações sobre o serviço.
 
Ainda que o seu cliente não vá ler todo o conteúdo para só depois entrar em contato com sua empresa, foque na criação de conteúdo, pois você precisa de conteúdo de valor na página para o Google ler e rankear nas buscas.
 
Veja esse exemplo de página de serviço feita para aparecer na primeira página do Google, no segmento de Limpeza de Sofá: https://www.reclean.com.br/servicos/limpeza-de-sofa/
 

Boas práticas para criação de conteúdo

Para a criação de conteúdo no seu site ser muito mais efetiva gerando muito mais resultado, considere os pontos principais a seguir, utilize como um Checklist para o seu site:
 
  • Considere ter um Blog com mesmo domínio do seu site e com conteúdos novos com regularidade, nem que seja um novo blog post a cada quinze dias;
  • Ao criar o seu conteúdo, pense em palavras chaves, os assuntos de cada post precisam ser pensados em atrair muitas visitas com assuntos que já são bem buscados pelo seu público;
  • Não crie conteúdo duplicado, nunca copie conteúdo de outros sites ou do seu próprio site, cada página precisa ter um conteúdo original;
  • Certifique de utilizar boas práticas de SEO, palavra chave no título principal da página e texto, dividir os textos em parágrafos curtos, criar a meta descrição para o Google, entre vários outros fatores de SEO que influenciam no posicionamento da página no Google.
 

Lembre-se que conteúdo relevante no seu site será fator mais decisivo para o rankeamento do seu site. Por isso não pense duas vezes em investir em um bom conteúdo para o seu site, como um blog e materiais educativos sobre os seus serviços.

6. Como verificar se o meu site está aparecendo no Google?

Existem duas maneiras simples de verificar se o seu site ou uma página específica dele está aparecendo no Google. A primeira seria copiar um dos parágrafos da sua página e colar no Google para ver se o resultado na pesquisa retornaria o seu site.
 
A segunda forma manual é digitando site:www.meusite.com.br ou www.meusite.com.br/pagina-do-site, substitua pelo seu domínio e o Google retornará todas as páginas do seu site que já foram indexadas.
 
Como já mencionamos antes o Google Search Console possui ferramentas para identificar páginas que já foram indexadas pelo Google ou não. Essa seria a terceira maneira de realizar a verificação se alguma página do seu site foi indexada ou não.
 

 

A ferramenta também apontará caso alguma melhoria possa ser feita nas páginas, e com essa mesma ferramenta de inspeção de URL você poderá solicitar a indexação de uma página.

Bônus: Como aparecer no Google sem site

Se você possui um negócio local, mas não possui um site, ainda pode cadastrar o seu local no Google para começar a atrair clientes para o seu negócio através do Google Meu Negócio.
 
O Google meu negócio permite criar uma ficha completa do seu negócio com telefone, site (se houver, mas não é obrigatório), horários de atendimento, serviços/produtos, descrição do seu negócio e muito mais.
 
Mesmo que você não cria um cadastro do Google Meu Negócio para o seu estabelecimento é possível que o Google crie uma ficha automaticamente, sendo assim você poderá atualiza-la também. Forneça o máximo de informações possíveis do seu negócio e a sua empresa terá um destaque na visibilidade.
 
Seus clientes também poderão solicitar rota até a sua loja/local através dos serviços do Google Maps, que são integrados ao Google Meu Negócio. O cadastro deve ser realizado no link: Google Meu Negócio, ou você pode solicitar nossa ajuda para cria-lo!
 
 

 

Conclusão

Existe um passo a passo para ser seguido e fazer com que o Google coloque todas as páginas do seu site no Google. Vamos revisar o que aprendemos?

  •  Defina quais serão os links do seu site;
  • Utilize o Google Search Console;
  • Tenha um site map.xml;
  • Criação de conteúdo relevante;
  • Apareça sem site com o Google Meu negócio.
 
Seguindo essas dicas com certeza o seu site vai obter melhores resultados no Google!
 
 
 
 

Compartilhe esse Consteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Posts Recomendados

Crie-um-Site-Profissional-para-a-sua-empresa
Criação de Sites

Crie um Site Profissional para o Seu Negócio

Criar um Site Profissional para a sua empresa é essencial para captar mais clientes na Internet, principalmente no Google. Mas a existem alguns pontos que você precisa considerar, descubra neste post.

LEIA MAIS »

QUER DECOLAR AS VENDAS DO SEU NEGÓCIO?

Receba nossos Melhores Conteúdos 100% Gratuitos com Prioridade – Vídeos, Artigos, Materiais, E-Books, Guias Práticos e Muito mais! Esse será o ano da sua empresa!

Oferta Especial!