Como vender serviços pela internet e dobrar o faturamento da sua empresa

Diego Lima

Diego Lima

Empreendedor Digital e Fundador da Agência Expert Digital.

Para vender serviços pela internet diariamente, a sua empresa precisa desenvolver uma estratégia clara e objetiva de captação de novas oportunidades de vendas e clientes através de canais digitais, que proporcione visibilidade dos seus serviços, como por exemplo: Site institucional, Landing Pages, Google Ads, Perfil Comercial nas redes sociais, portais de divulgação, E-Mail Marketing entre outros.

Por onde começar a divulgar os seus serviços?

Canais de vendas digitais são os meios pelos quais a sua empresa se tornar presente para divulgar os seus serviços na internet, existem inúmeros canais digitais em que sua empresa pode se posicionar para ganhar mais visibilidade para os seus serviços, vamos falar sobre todos os canais já citados e mais algumas opções.

O importante a ressaltar é que não exite um canal melhor do que o outro, qualquer um deles pode lhe trazer ótimos retornos em vendas. O que vale é saber quais os canais mais eficientes para o seu tipo de negócio, e se você realmente investirá para se posicionar com qualidade.

Se o seu negócio já possui uma Persona, ou seja, já definiu detalhadamente qual o perfil do seu cliente ideal, então ficará muito mais fácil saber em qual desses canais investir mais tempo e recurso, pois você já sabe onde encontrar os seus possíveis compradores.

Os principais canais online para divulgar serviços são:

  1. Site Institucional;
  2. Landing Pages;
  3. Google Ads;
  4. Página no Facebook;
  5. Perfil comercial no Instagram;
  6. Company page no LinkedIn;
  7. Perfil no Twitter;
  8. Portais de Divulgação;
  9. E-Mail Marketing;
  10. Google Meu Negócio.
 

1. Site Institucional

Criar um site institucional da sua empresa atualmente é essencial para a estratégia de marketing digital do seu negócio. Entre os benefícios principais de um site institucional está a credibilidade que passa para os visitantes, quando bem feito transmite a sensação que os seus serviços são profissionais e que a sua marca possui credibilidade no mercado.

Em um site institucional você conseguirá expor de forma organizada os seus serviços, criando uma página para descrever cada serviço, ou categorias com textos para trazer as principais informações e aproveitar para quebrar de antemão as principais objeções dos seus clientes.

 

Agência-de-Marketing-Digital-Expert-Osasco-Case-OdontocarePremium

 

É um canal digital que não é caro para implementar, agrega muito valor a sua marca, após contratar uma Agência para criação do site, ela terminará em cerca de 30 dias, a não ser que possua funções mais específicas.  Você também precisará contratar um serviços de domínio (www.nomedoseusite.com.br) e um serviço de hospedagem para mante-lo no ar.

O porquê criar um site institucional

Em um site institucional é possível posicionar formulários de conversão, adquirir orçamentos e começar a formar uma base de Leads, que são pessoas que se interessam pelos seus serviços e/ou conteúdos, trocam o seu e-mail ou outras informações para mandar um orçamento, ou até mesmo se cadastrar em uma newsletter no seu site.

É importante lembrar que o site da sua empresa precisa ser feito levando em conta as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization) que são estratégias e técnicas para deixar o site mais “amigável” aos mecanismos de busca como o Google, assim ele poderá ser encontrado quando as pessoas buscarem pelos seus serviços no Google e outros buscadores.

O site institucional traz retornos de médio a longo prazo (6 à 12 meses) o que dependerá da qualidade do site e o nível de competitividade do seu mercado, ou seja, quantas outras empresas também estão competindo para rankear o seu site no Google? Porém existe uma estratégia para acelerar os seus resultados, vamos falar dela mais a frente.
 

2. Landing Pages

Landing Pages são páginas específicas voltadas para conversão, ou seja todos os elementos na página, desde a copy (textos persuasivos) aos Call-to-action (chamadas para ação), design, entre outros. É uma página totalmente voltada para converter visitantes em Leads, em alguns casos até realizar a venda.

É possível combinar a primeira estratégia do site institucional com Landing Pages, criando um site institucional e trabalhando as páginas de serviços como Landing Pages. Para fazer uma Landing Page bem construída, é importante ter claro quais os pontos mais relevantes do seus serviços para os seus clientes.

Landing Pages também são muito usadas para captar leads em estratégias de Inbound Marketing, onde o objetivo é trocar um material rico, E-Book, Guia completo, planilhas ou outro material por um lead. Para vender serviços, utilize o poder de alta conversão de uma Landing Page para a página dos seus serviços no seu site.

3. Google Ads

O Google Ads pode ser considerado hoje a plataforma de vendas mais poderosa da internet, pois através dela sua empresa consegue alcançar mais de 90% de toda a internet! O Google Ads é a rede de anúncios do Google, que engloba, todas as pesquisas no Google, o YouTube e os sites parceiros, como grandes portais de notícias e outros sites da internet.

Para se cadastrar e utilizar a plataforma é totalmente gratuito, e nos anúncios da Rede de Pesquisa sua empresa também não paga por visualização dos anúncios, somente paga quando as pessoas efetivamente clicam nos anúncios do seu site, o que garante que seja uma estratégia muito eficiente, pois são pessoas realmente interessadas.

Na Rede de Pesquisa você explora as Palavras-chaves que o seu cliente utiliza, quando busca pelos seus serviços no Google, ou seja, inserindo palavras como “escritório de contabilidade”, quando alguém buscar por “escritório de contabilidade em são paulo”, sua empresa vai ser encontrada em alguma das posições patrocinadas do Google.

 

Como funciona o Google Ads
Como funciona o Google Ads na prática

 

Hoje as posições patrocinadas do Google são até 7, os 4 primeiros resultados da busca e os 3 últimos. E você também pode restringir palavras, assim, no mesmo exemplo caso seu escritório não atenda a região de São Paulo, você pode optar por restringir o termo “são paulo”.

Você também pode segmentar anúncios por:

  • Região;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Renda.
 
Outras estratégias eficazes para o Google Ads, são as extensões de Anúncios. As extensões de anúncio vão desde links destacados, onde sua empresa pode destacar serviços ou diferenciais, até extensões de chamada, onde você destaca um número de telefone, assim o seu cliente pode entrar em contato antes mesmo de precisar passar pelo site.

Como começar a utilizar o Google Ads

Para começar a anunciar no Google Ads é bem fácil, você só precisa criar uma conta com o próprio e-mail do Google, de preferência crie com um e-mail feito para a empresa, e não pessoal, pois assim você pode ceder acesso a terceiros futuramente sem mais problemas.

Com a conta criada, você será direcionado para criar o seu primeiro anúncio, não se preocupe em deixar tudo correto ainda, você pode alterar o anúncio antes da exibição, o importante agora é conhecer as possibilidades dentro da plataforma. Antes de iniciar você ainda terá que escolher uma forma de pagamento.

Escolhendo por boleto ou cartão de crédito, gere um boleto com o valor inicial que você investirá ou cadastre um cartão de crédito e faça uma primeira transação. Você pode escolher o custo médio de gastos diários com os seus anúncios, sendo assim eles serão exibidos até esgotar o saldo diário, depois pausarão até o dia seguinte.

O custo que você não terá 100% de controle será o custo por cada clique no seu anúncio, pois ele varia de acordo com o leilão do Google, que é a forma como o Google opera pra saber qual anúncio será mostrado naquele momento. O que você pode fazer é optar por um teto para esse custo por clique, para cada palavra.

Nossa opinião sobre o Google Ads

O Google Ads na minha opinião é uma das estratégias obrigatórias que a sua empresa deve utilizar, pois os clientes são captados quase que de imediato se as configurações e a gestão semanal dos anúncios forem bem feitas, se você atende clientes locais, recomendamos que primeiro opte por dominar a sua região, comece pela sua cidade.

O Google Ads utiliza um sistema de Machine Learning, ou seja, quanto mais tempo você utiliza a plataforma, e o seu conhecimento sobre anúncios aumenta, mais eficazes serão os seus anúncios, e mais baratos também, pois a própria plataforma realiza recomendações constantes para encontrar leads cada vez mais qualificados.

4. Página no Facebook

Ainda hoje é possível atrair clientes através de uma página no Facebook? Sim! Mesmo hoje o Instagram possuindo um publico mais ativo, o Facebook ainda possuir maior número de contas ativas do que o Instagram, você deve estudar o seu nicho, entender seus hábitos de costume para saber onde esse público está.

Uma página no Facebook é diferente de um perfil pessoal, onde há um limite de 5.000 amigos que você pode adicionar. Com uma página não há limite de pessoas que podem segui-lá. A entrega do conteúdo no Facebook vem diminuindo a cada ano, e atualmente um conteúdo publicado chega a em média a 3% do seu público.

 

Aproveite a capa para Divulgar contatos ou Ofertas
Aproveite a capa para Divulgar contatos ou Ofertas

 

Mas, a depender do seu mercado, você pode utilizar o recurso de criação de um grupo de nicho, onde a entrega dos conteúdos pelo algoritmo do Facebook é maior.

O potencial do Facebook para o seu negócio

É uma rede social onde o conteúdo publicado pode ser mais descontraído, e possui uma poderosa ferramenta para anúncios – O Facebook Ads, onde é possível montar campanhas de anúncios tanto no Facebook quanto para o Instagram. Para escalar as vendas dos seus serviços na Internet, em algum momento você também precisará anunciar no Facebook Ads.

Nunca utilize os botões de “impulsionar publicação” pois você gastará muito dinheiro com baixíssimo resultado. Para anunciar no Facebook e Instagram você deve utilizar o Facebook Ads, por lá você terá muito mais opções de segmentação, como: Localização, Renda, idade, gênero, além das customizações dos anúncios.

5. Perfil Comercial no Instagram

Um perfil comercial da sua marca no Instagram ajudará a alcançar um público engajado, e com a estratégia correta você pode transformar seguidores em leads, e leads em clientes. Os seus clientes estão presentes nas Redes sociais, mas estão nelas para buscar conteúdo de entretenimento, por isso a estratégia mais poderosa será focar em criar desejo.

Criar o desejo na sua audiência de adquirir os seus serviços. O primeiro passo no Instagram será criar uma conta e nas configurações alterar para Conta Comercial, assim você terá mais informações do público que segue o seu perfil, como: Números de novos seguidores, gênero, idade, localização, entre muitas outras.

Como criar um Perfil de Sucesso

Depois de configurar a conta, foque em criar um Bio que retenha as pessoas que visitam sua página em seguidores, uma boa Bio leva em conta:

  • Adicionar a atividade principal da sua empresa;
  • Adicionar o site da sua empresa ou algum Link para que clientes possam entrar em contato;
  • Como sua empresa ajuda as pessoas;
  • Adicionar o endereço da sua empresa;
  • Você pode optar por adicionar um telefone digitado e não somente o link.
 
Não se esqueça também de configurar o espaço reservado para os Destaques, os destaques devem trazer aquilo que você precisa dar mais visibilidade, como por exemplo criar um Destaque para “serviços” e “Orçamento”. Não se esqueça que uma imagem só estará disponível para o destaque após ser postada nos Stories.
 
 
Exemplo de Bio no Instagram
Exemplo de Bio no Instagram

 

Como Vender no Instagram? O que postar?

Os Stories hoje em dia também são outra fonte de engajamento para sua empresa, as pessoas acompanham os stories como acompanhavam a TV, aqui você tem a oportunidade de se aproximar do seu público, usar recursos como enquetes para saber mais sobre o seu público, e as famosas figurinhas para diferenciar os seus stories.

Aproveite o engajamento dos stories para aparecer, mostrar o dia-a-dia da sua empresa, alguma novidade dos seus produtos e quando seu perfil chegar aos 10 mil seguidores terá a possibilidade de adicionar links nos stories. Já no feed do instagram, crie postagens de preferencia diárias, 1 a 2 posts por dia fará total diferença para crescer no Instagram.

No feed é ideal mesclar uma estratégia de Marketing de Conteúdo com ofertas, numa medida 80% a 20%. Nessa estratégia, a cada 5 postagens, 4 seriam de conteúdos e 1 para ofertar um serviço. Você pode realizar várias séries de conteúdos, como por exemplo, conteúdos informacionais, notícias e frases.

Seja criativo no Instagram, interaja com os perfis certos, com opiniões relevantes e sinceras da sua empresa sobre o assunto, comunique-se como se estivesse falando um a um com a sua audiência, siga perfis relevantes, use Hashtags nos posts, mas não muitas (entre 10 à 15). O Instagram pode ser uma grande porta de novos clientes para a sua empresa.

6. Company page no LinkedIn

O LinkedIn assim como o Facebook e Instagram possui recursos para criação de uma página de um negócio, a Company Page. Diferente das outras redes sociais, no LinkedIn as pessoas estão mais voltadas a buscarem oportunidades na carreira, conteúdo empresarial e Networking com outras empresas.

Caso a sua empresa já possua um Blog, aqui é o local ideal para compartilhar os artigos, pois as pessoas estão receptivas a conteúdos mais profundos de temas business. Na produção de conteúdo, foque na qualidade, e não na quantidade. Assim como nas outras redes sociais você deve fornecer o maior número de informações para criar o perfil da sua empresa.

O LinkedIn possui recursos mais específicos para algumas ações, como por exemplo divulgar uma vaga de trabalho do seu negócio, é o lugar para você encontrar pessoas que estejam mais alinhadas com o seu negócio. No LinkedIn é onde você terá maiores oportunidade de encontrar uma pessoa específica para fazer networking.

Por exemplo, para o seu negócio seria interessante encontrar pessoas em cargos executivos bancários? Você consegue encontrar essas pessoas e criar conexões valiosas através das Company Pages dos principais bancos do mercado. Use o poder do LinkedIn ao seu favor e crie conexões de valor para você e o seu negócio.

7. Perfil no Twitter

De todas as redes sociais o Twitter é a rede social mais “dinâmica” as coisas literalmente acontecem “just in time”, ou seja, no Twitter as pessoas consomem conteúdo diariamente, acompanham e compartilham sobre assuntos do momento. Muitas marcas se investem em ter um perfil mais “humano” no Twitter.

 

No Twitter as pessoas esperam uma comunicação mais informal
No Twitter as pessoas esperam uma comunicação mais informal e humana

 

O público no Twitter é mais jovem, e gostam de expressar sua opinião sobre uma marca. Aqui o tipo de comunicação precisa ser bem mais casual, e a quantidade de publicações diárias devem ser ao menos 10 publicações por dia, para conseguir crescer o perfil.

Como nas outras redes sociais que já comentamos, foque em uma ótima Bio, adicione o link para o seu site, e a localização da sua empresa. o ideal é só investir no Twitter se você conseguir realmente responder cada um dos seguidores individualmente, sem respostas padronizadas, pois a rede social exige mais esse contato.

8. Portais de divulgação

Existem inúmeros Portais de divulgação na internet onde sua empresa pode se cadastrar e anunciar os seus serviços. Portais de divulgação são Sites que divulgam os serviços de outros empreendedores de um nicho especifico ou de vários nichos. Alguns exemplo de portais são:

  • Doctoralia – Portal de divulgação de Médicos e outros profissionais da área da saúde;
  • GetNinjas – Portal de divulgação de serviços domésticos, assistência técnica, eventos, reformas, consultorias, entre outros;
  • VivaReal – No VivaReal você pode divulgar os seus serviços de corretor imobiliário através do anuncio de imóveis, um dos maiores portais imobiliários do Brasil;
  • 99Freelas – Portal voltado para divulgar serviços de freelancers, marketing digital, contabilidade, administração, arquitetura, engenharia, entre outras.
 

Existem muito portais em que você pode explorar as funções de um cadastro, sendo gratuito ou pago. Um ótima estratégia enquanto você está começando na internet é focar em divulgar em um portal e criar sua própria audiência em um site próprio da sua empresa, claro se a margem de preço praticada nos Portais forem semelhantes a dos seus serviços.

As funções das estratégias são diferentes e complementares, no seu site você tem controle do tráfego, que é apenas da sua empresa e não tem concorrência com comparação direta, no portal você terá uma concorrência direta, mas pode aproveitar o tráfego que já existe para vender os seus serviços.

9. E-Mail Marketing

O E-Mail Marketing é uma ferramenta indispensável para alavancar o seu negócio. Uma boa ferramenta de e-mail marketing permite guardar todos os cadastros do seu Blog e Site (leads), separa-los e ordena-los por listas diferentes e se relacionar com esses contatos.

Para vender serviços e produtos através do e-mail marketing você precisará integrar um ferramenta ao seu site, assim, quando uma pessoa se cadastra no seu blog, ou preenche um formulário de contato, automaticamente o contato é importado para a ferramenta.

Como começar uma Campanha de E-Mail Marketing

Para começar recomendamos a MailChimp, você conseguirá realizar com praticidade as duas funções, e exportar outros contatos caso já houver. O importante é ter uma ferramenta para conseguir se relacionar com sua audiência, pois a maioria dos visitantes do seu site não compram logo na primeira vez.

Mesmo que a pessoa se cadastre para receber um orçamento, pode ser que seu lead não vire um cliente naquele momento, por alguma razão fora do seu controle. Por isso o e-mail marketing é a ferramenta perfeita para se manter em contato constante com seus leads e com uma estratégia eficaz transforma-los em clientes.

Encaminhe conteúdos de valor e ofertas dos seus serviços com uma frequência moderada, com um bom conteúdo encaminhe 2 a 3 e-mails por semana para cada lead. Essa é uma estratégia básica de vendas por e-mail marketing.

10. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é a plataforma para cadastro e gerenciamentos de locais que aparecerão nas buscas do Google através da plataforma do Google Maps. Os seus clientes terão acesso a várias informações como:

  • Quais os serviços sua empresa oferece;
  • Qual o horário de funcionamento;
  • Descrição da sua empresa;
  • Avaliações de outros clientes;
  • Fotos e imagens da sua empresa.
 

Quando o seu cliente busca pelo nome da sua empresa no Google será mostrado as informações cadastradas no Google Meu Negócio, caso não cadastre sua empresa o Google pode optar por criar uma ficha automaticamente que poderá ser alterada futuramente.

O Google Meu Negócio indica as empresas próximas da sua localização
O Google Meu Negócio indica as empresas próximas da sua localização

 

Além de deixar o seu negócio mais profissional, o Google Meu Negócio trará muito mais visitas para o seu site e ligações para o seu negócio, pois ele destaca o seu telefone. Sua empresa também aparecerá com um Pin destacado no Maps, quando clientes realizarem buscas como “escritório de contabilidade”, “Clínica dentista”.

Utilize o Google Meu Negócio para atrair muito mais visitas locais para o seu negócio!

Planeje e Pondere

Quais desses canais de  vendas sua empresa pode focar com qualidade? É melhor se planejar para para entregar um canal bem feito como um bom site pensando na experiencia do cliente do que criar um site mau feito que trará desconfiança aos seus clientes.
 
Quantas redes sociais sua empresa pode estar presente criando conteúdo de qualidade? Quais redes sociais são mais interessantes para a sua empresa de acordo com todas essas informações que você acabou de receber? Existe outro canal de venda que a sua empresa utiliza? Queremos te ouvir, compartilhe nos comentários!
 
 
principais canais para vender serviços
 
 

Compartilhe esse Conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Posts Recomendados

Crie-um-Site-Profissional-para-a-sua-empresa
Criação de Sites

Crie um Site Profissional para o Seu Negócio

Criar um Site Profissional para a sua empresa é essencial para captar mais clientes na Internet, principalmente no Google. Mas a existem alguns pontos que você precisa considerar, descubra neste post.

LEIA MAIS »

QUER DECOLAR AS VENDAS DO SEU NEGÓCIO?

Receba nossos Melhores Conteúdos 100% Gratuitos com Prioridade – Vídeos, Artigos, Materiais, E-Books, Guias Práticos e Muito mais! Esse será o ano da sua empresa!

Oferta Especial!